Manual de Boas Práticas no Uso da Internet

Como tudo na vida, existe manuais para tudo e mais alguma coisa (desde manuais de boas maneiras, como fazer, comer…).

Só que, são poucas as pessoas que seguem a risca o que quer que venha lá escrito…

Nesta caso em questão…nem se fala…

Os 10 Mandamentos do Jovem Internauta

  • Navegar na Internet é bom, mas cuidado com os perigos!!!Sê prudente, não sabes o que está por trás do ecrã do computador.

(nada de especial a disser aqui. É preciso ter cuidado, já que atrás de um computador….podemos ser tudo e mais alguma coisa…)

  • Não digas o teu nome, nem a tua idade;

    (Esta duvido que alguém a cumpre…mas ok…)

    • Nunca divulgues a (s) tua (s) password (s);

      (Aqui..é fundamental….seguir isto há risca…já que nos dias de hoje…a vida de muito boa gente…passa pela net..Por isso, se a pessoa errada tem acesso as vossas senhas…pode dar cabo da vossa vida virtual).

      • Quando estiveres no chat, desconfia sempre de quem está do outro lado;

        (Aqui é preciso de ter mesmo muito cuidado… nunca se sabe…com quem se fala… e como já disse antes…podemos ser tudo… )

        • Não dês o teu endereço, número de telefone, ou outro tipo de dados pessoais;

          (ESTA SIM DEVEM DE SEGUIR A RISCA!!! NUNCA MAS NUNCA DEEM OS VOSSOS CONTACTOS PESSOAIS!! Já ouve vários casos de pessoas que acreditaram nas pessoas que conheceram em chats…e foderam-se bem fodidas… foram roubadas….)

          • Nunca envies qualquer foto tua;

            (aqui…e difícil de cumprir… já que muitos dos conhecimentos virtuais implica…troca de foto… no máximo… digo…tenham cuidado com o TIPO de foto que enviam…)

            • Nunca aceites propostas de encontro sem informar os teus pais;

              ( jovem que é jovem nunca informa os pais de tudo que se passa na vida…. Já que para todos os efeitos…nesta altura somos já “grandes”… Mas se por acaso a pessoa de la…insistir para que os pais ou um adulto tome conhecimento do vosso encontro…todo o cuidado é pouco…já que  É estranho alguém da vossa idade…insistir nisso…)

              • Não acredites em todas as informações que recebes;

                (Aqui esta algo que deve ser levado com calma…já que atrás de um monitor….podemos criar as historias mais fantásticas… e quando se encontram…pessoalmente…vêm que afinal…era tudo tanga….)

                • Não respondas a e-mails que te ofendam;

                  (Acho que não digo mentira….se disser…que de vez enquando…vemos situações em que o sangue nos ferve. E se por acaso…receberem um mail…com a intenção de vos picar…pura e simplesmente ignorem (ou tentem) o melhor que se faz…é dar desprezo a quem manda esses mails…já que não ligando…dissemos a eles…não és ninguém que me faça preocupar…)

                  • Se alguma foto te perturba, sai do site e avisa os teus pais.

                    ( se encontrarem algo que seja estranho( sim eu sei…existe muita coisa estranha…) que saibam que esta mal…avisem alguém…do que acharam…)

                    Fonte: Este mandamentos não são da minha autoria…apenas adicionei algo mais. Facilmente podem ser encontrados com uma pesquisa no google