19 de Agosto, é quando se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Para celebrar a data, o site Olhar Digital seleccionou 10 editores de imagem para todos os gostos. Então por isso fica ao critério de cada um qual usar.
1. Focus Photoeditor
Com uma interface bastante parecida com a do Corel Draw, este aplicativo traz ferramentas básicas como pincéis, linhas e curvas, ajustes de cor, saturação e brilho, além de funções mais complexas, como a manipulação de camadas, máscaras e filtros. Apesar de oferecer recursos elaborados, ele mantém a simplicidade na execução das tarefas.
Este é um software simples, que permite ao usuário realizar pequenos ajustes ou inserir filtros nas imagens. Nele dá para editar detalhes como contraste, sombra, temperatura e canais. É possível também incluir molduras e outros efeitos nas fotos. Depois de terminar o trabalho, o utilitário permite que o trabalho seja enviado diretamente para o Facebook, o Google + ou o SkyDrive.
O editor é focado no tratamento de imagens diretamente de câmeras digitais e realiza alguns ajustes de cor e brilho, além de contar com alguns filtros e efeitos. Compatível com os formatos RAW, JPG e TIFF, o programa permite a edição em lote, aplicando as mesmas modificações em um conjunto de fotos selecionadas.
O aplicativo reúne as funções de um editor e organizador de imagens. Além de manipular os arquivos, é possível renomeá-los e inserir informações sobre eles por meio da tela do programa. O Studio Line Photo Basic é extremamente simples e já conta com uma série de efeitos predefinidos. Se desejar, o usuário pode combinar mais de um deles durante a edição.
Focado em pequenas correções como brilho e contraste, o utilitário permite que se ajuste a intensidade de cada um dos efeitos disponíveis. Com os recursos divididos em abas na parte de cima da janela. Depois de terminar os ajustes, é só clicar em um botão e ter o arquivo automaticamente convertido.
O programa é indicado para quem não possui muitos conhecimentos em editores de imagem. Para facilitar o trabalho, o Photo Montage Guide traz tutoriais animados que ensinam a explorar perfeitamente cada um dos recursos oferecidos, entre eles ajustes de cor, brilho, contraste e redimensionamento de imagens.
Bastante famoso na categoria, o GIMP traz praticamente todas as funções de versões pagas como o Adobe Photoshop. O software traz suporte a diversos formatos de imagem, como JPG, BMP, TIFF e PNG. Por ter uma interface um pouco complexa, ele é indicado para usuários intermediários.
Editor e organizador de imagens, o programa reúne ferramentas de edições de imagem, capturas de tela, conversão e criação de GIFs. O aplicativo une recursos de diversos softwares em apenas um arquivo e apresenta uma interface intuitiva, com botões que mostram exatamente para que cada coisa serve.
9. Perfectly Clear
Essa é a versão para Windows do conhecido app para Android. O programa é bastante simples e oferece duas opções de ajustes: predefinidos, onde só é preciso escolher um dos efeitos e deixar o software fazer o trabalho sozinho, ou manual, ideal para quem prefere definir cada uma das ferramentas disponíveis.
Especializado em molduras e efeitos simples, esse utilitário traz um visualizador de imagens e mostra como a foto ficará antes de o usuário aplicar qualquer modificação. Ele traz mais de 60 diferentes opções entre efeitos, molduras e texturas e permite a combinação de mais de um deles.