Aviso de privacidade

Nos últimos dias, mais um boato viral começou a se espalhar no Facebook. Dizem que, se você publicar a mensagem abaixo – um “aviso de privacidade” – você protege todos os seus dados na rede social de qualquer pessoa ou entidade, inclusive do governo americano.

Claro que isso não adianta de nada.

Na verdade, este hoax é meio antigo: ele circulava em inglês desde o final de maio. Mas, traduzido para o português, agora ele ganhou força entre brasileiros.

Só que o hoax foi desmentido há meses. O Snopes, conhecido por analisar farsas da web há mais de 15 anos, já deu o seu veredicto: o tal “aviso de privacidade” é FALSO!!!

644452_440738365967999_1044266199_n

   

O texto começa afirmando que o Facebook agora é uma entidade de capital aberto, sem dizer se isso é importante. E não é: “capital aberto” significa apenas que as ações do Facebook são negociadas em bolsa de valores – não muda em nada a política de privacidade.

Depois, o texto sugere que o Facebook pode usar todas as suas informações de forma pública – mas não pode. Nos termos de uso, um dos seus principais direitos é: “você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook”. Além disso, na política de privacidade, fica claro que só será público o que você tornar público, mais os seguintes dados: nome; sexo (M/F); nome e ID de usuário; e imagem de perfil e capa.

O Facebook pode não ser dono dos seus dados, mas pode usá-los para diversos fins, que eles detalham na seção “como usamos as informações que recebemos“. Um post no seu perfil não vai mudar isso: ao entrar na rede social, você já concordou com todas as regras.

E, no fim, ele ainda termina com “UCC 1-103 1-308?: isto se refere a um conjunto de leis comerciais nos EUA, que nada têm a ver com privacidade.

Fonte: Gizmodo

Imagem retirado do facebook do Pplware

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.